Processo Produtivo

Como fazemos?

Nosso processo de produção consiste na mineração e beneficiamento do minério.

Mineração é o processo de extração de minerais que se concentram naturalmente na terra. É uma atividade econômica e industrial diretamente relacionada ao desenvolvimento e ao progresso de uma sociedade.

O processo de minerar passa pela extração de minerais e envolve várias etapas até chegar ao seu produto final. Aqui na Aratu, nosso processo consiste na mineração e beneficiamento do minério.

A mineração é dividida em cinco etapas: terraplanagem, topografia, perfuração, detonação e carga e transporte.

Já o beneficiamento é dividido em duas etapas: britagem primária e britagem secundária.

As cinco etapas da mineração:

A terraplenagem tem o objetivo de deixar o local de lavra limpo e com o afloramento da rocha evidente, dando assim condições para a exploração do minério. Para isso, é necessário realizar a remoção de todo o material improdutivo, que é feito de forma mecanizada, com a ajuda de retroescavadeiras e caminhões. Todo o estéril removido é transportado para o bota-fora e armazenado. Posteriormente, ele pode ser utilizado para o recapeamento do solo e ajuda na reconstituição da flora.

Após a remoção do estéril, a equipe de topografia faz a marcação dos furos onde serão implantados explosivos, obedecendo ao plano de fogo e o nivelamento para posterior furação.

A perfuração é realizada com o auxílio de perfuratrizes pneumáticas e compressores. Ela segue o esquema traçado pelo plano de fogo e topografia e deve ser cuidadosamente planejada e acompanhada, para que se obtenha uma quebra o mais uniforme possível da bancada de minério.

Na detonação, o carregamento dos furos com explosivos é feito de acordo com o esquema traçado nas etapas anteriores. Após o carregamento, uma minuciosa vistoria das ligações é realizada para garantir que nenhum explosivo deixe de ser detonado, pondo em risco todo o planejamento inicial de fragmentação, bem como de mitigação de impactos. Depois de tomadas todas as precauções de segurança recomendadas a bancada é detonada.

Após a detonação, com o minério já parcialmente fragmentado, inicia-se o processo de carga e transporte. Caminhões fora de estrada – veículos especiais, de grande potência e capacidade de carga – são carregados de pedra com o auxílio de escavadeiras hidráulicas. Com o caminhão carregado todo minério detonado é levado para a planta de beneficiamento.

Beneficiamento:
A partir do material vindo da mina, a primeira operação a ser realizada é a britagem, que fragmenta os blocos utilizando britadores até que sejam reduzidos.
A Britagem é considerada o primeiro processo de fragmentação, e também o mais importante na cominuição de minérios, pois é responsável por boa parte do beneficiamento mineral.
A britagem pode ser composta, também, por múltiplas etapas, mas aqui na Ataru, realizamos apenas as britagens primárias e secundárias.

Britagem primária:
Nessa etapa, a razão de redução é em torno de um 1:8 com tamanho máximo na alimentação da britadeira de 1000 mm e tamanho máximo na produção de 100 mm. A britagem primaria é caracterizada pela operação em circuito aberto, sem descarte da fração fina (escalpe) da alimentação e emprega britadores de grande porte.

Britagem Secundária:
Essa etapa pode ser considerada o conjunto de todas as britagens posteriores à primária. Ela é caracterizada por ter o descarte prévio da fração fina na alimentação para aumentar a produção. Na britagem secundária o tamanho máximo na alimentação da britadeira é em torno de 100 mm e o tamanho máximo na produção 10 mm.

Endereço

Rua da Pedreira Aratu, s/nº, Barragem de Ipitanga, Salvador-ba

Telefone

(71) 2104-2333

Instagram

EMAIL

aratu@aratu.com.br
vendas@aratu.com.br